PASSADIANTE

Nossa equipe tem repertório de formação, acumulando experiências e saberes em cursos diversos pelos quais passaram seus membros, ora como alunos, ora professores. Há alguns anos, MARREVOLTO  vem trabalhando projetos de formação livre em audiovisual. 

 

PASSADIANTE (2019)

A partir de um mapeamento de coletivos e ações de formação compartilhada, chegaram junto desta ideia os coletivos PODECRER, COLETIVO DE AUDIOVISUAL DO TITANZINHO, ENTREPÓLOS, TENTALIZE, ZÓIO, BANHO DE CHUVA, ENTREOLHOS, DOIS VETIM, SOMBRA FILMES, colaborando num primeiro desenho do curso, compreendendo desejos e necessidades destes grupos e dos próximos que viriam de uma chamada aberta. A convocatória geral reuniu 71 inscrições, contemplando em torno de 50 pessoas de diferentes regiões de Fortaleza durante uma média de 310 horas de atividades de formação. Diante da potência desse encontro, o curso PASSADIANTE ganhou corpo entre os meses de setembro a dezembro de 2019 e se dividiu em três eixos, sendo eles:

EIXOS FORMATIVOS

SALVE | Experiências e saberes | SETEMBRO-OUTUBRO (total: 120h/a)

CORRE | Residências artísticas com convidades | NOVEMBRO (total: 150h/a)

BOTUTEU | Agito final | DEZEMBRO  (média: 40h/a)

A turma construiu durante o período da formação um processo autocrítico, autogerido e propositivo que resultou na produção de três curtas-metragens, uma exposição fotográfica e audiovisual, e um laboratório de escrita que atendeu a seis roteiros de curta metragem e um argumento de série de televisão. Durante toda a temporada PASSADIANTE, uma parte da equipe prestou consultoria continuada atendendo a demanda de suporte a projetos audiovisuais os mais diversos, fortalecendo a participações nas ferramentas de acesso a políticas públicas e a inserção no mercado audiovisual.

O projeto PASSADIANTE - Imagens da Decolonização foi uma realização do Instituto ÁguaBoa Cultural e Marrevolto Produções, apoiado pelo Edital de Cinema e Vídeo (2016) da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Nossas redes sociais!

@cursopassadiante /// fb.com/cursopassadiante